INFO

NOTÍCIA

Data: Quarta-feira, 15/07/2020 13:14

Porque estudar Enfermagem na FACULDADE ÁGORA

Fonte: Assessoria de Impressa da FAG

O ENFERMEIRO (bacharel em Enfermagem) assume um papel cada vez mais decisivo e proativo no que se refere à identificação das necessidades de cuidado da população, bem como na promoção e proteção da saúde dos indivíduos em suas diferentes dimensões, possibilitando sua atuação de forma criativa e autônoma, nos diferentes níveis de atenção à saúde, seja através da educação em saúde, seja na promoção, reabilitação da saúde dos indivíduos e também através da pesquisa.

A FACULDADE ÁGORA de Campo Novo do Parecis-MT, apresenta no seu Curso de Enfermagem com metodologia de ensino inovadora, utilizando as metodologias ativas de ensino como o Team Based Learning (TBL), além de um laboratório de Simulação Realística para a realização de aprendizagem, associado ao método do Estudo de Caso para estabelecer uma aprendizagem significativa.

O alicerce do curso está centrado no ensino híbrido, que combina a educação tradicional e o uso da tecnologia para conquistar a individualização do processo de ensino e aprendizagem, promovendo a conciliação das ferramentas digitais com a atenção em aulas presenciais, assim como o uso de realidade virtual e simulações.

O corpo docente educacional é formado por mestres, doutores e especialistas, todos atuantes profissionalmente e com currículo destacado em suas respectivas áreas.

O Curso de Enfermagem, busca formar ENFERMEIROS GENERALISTAS qualificados técnicos-cientificamente, com capacidade critico-reflexivo-criativa alicerçada por valores éticos, comprometidos com a realidade sócio-político-cultural e defensores da saúde como direito de todos.

Garantindo desta forma que o acadêmico de enfermagem possa, integrar a prática com as melhores evidências disponíveis, possuir autonomia na prática com independência na tomada de decisão, gerenciar a assistência em todos os níveis de necessidade do paciente, apresentar competências clínicas avançadas, atender consultas em conjunto com equipe interdisciplinar, planejar, implementar e avaliar programas de saúde, utilizar ferramentas de gestão de pessoas e processos,  e principalmente ser um agente de mudança e inovação na saúde.

A Organização Mundial de Saúde estima que, em 2035, o déficit mundial de profissionais da saúde será de 12,9 milhões.

Atualmente esse número é de aproximadamente 7,2 milhões, dos quais 4,3 milhões correspondem a médicos e enfermeiros.

Embora a escassez seja mundial, os países em desenvolvimento são os mais afetados (OMS, 2018). Garantindo desta forma proporcionando uma formação diferenciada e de qualidade.

 

Marco Rogerio da Silva

Professor Coordenador do curso de Bacharelado em Enfermagem

Faculdade ÁGORA