INFO

MONOGRAFIAS - BACHARELADO EM PSICOLOGIA

CONFLITOS CONJUGAIS: IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DOS FILHOS
Autor: AINA SANTANA DA SILVEIRA
Orientador: PROF. ESP. EDER LEANDRO DE PAULA
RESUMO: Ao longo do tempo o conceito de família vem sofrendo diversas alterações, no entanto, mesmo com tantas mudanças, a família é o primeiro ambiente onde a criança tem contato e tem suas primeiras experiências sociais. Nesse sentido,surgiu a necessidade de pesquisar quais impactos os conflitos conjugais podem causar no desenvolvimento socioemocional dos filhos. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica em artigos e livros publicados entre 2004 a 2023, buscado nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo), Google Acadêmico, Portal Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC) e Biblioteca Virtual em Saúde Brasil (BVS). Constatou-se a relação entre o conflito conjugal com problemas de externalização (agressividade) e internalização (ansiedade e depressão), dificuldades de aprendizagem, problemas de comportamento. A forma que a criança interpreta a situação conflituosa é fator determinante no grau de impacto que ela pode sofrer. Os conflitos conjugais, inerentes a qualquer relacionamento são classificados em construtivos e destrutivos. Portanto, os pais precisam reconhecer quais as melhores formas de solucionar os conflitos para que não sejam tão nocivos ao ambiente familiar. Este trabalho tem o intuito de contribuir com os estudos acerca deste assunto, visto que a literatura se encontra um pouco escassa sobre o tema. Além das famílias que precisam ser conscientizadas, os profissionais da área da psicologia e da educação também devem levar em consideração o ambiente que a criança ou adolesecente está inserida para melhor compreensão de seus comportamentos. PALAVRAS-CHAVE: Conflitos Conjugais; Desenvolvimento Socioemocional; Família.



FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
Autor: ANTONIA FABÍOLA DO NASCIMENTO SILVA SANTOS
Orientador: PROF. ME. LETÍCIA BRITO DA MOTA FERNANDES
RESUMO: O presente artigo tem como intuito abordar a relevância da colaboração entre família e escola no contexto do processo de aprendizagem da criança. Por meio de uma revisão da literatura, o estudo destaca a influência positiva e multidimensional que essa parceria exerce sobre o desenvolvimento acadêmico, social e emocional das crianças. O papel da família como primeiros educadores é explorado, evidenciando como os pais moldam as atitudes e comportamentos da criança desde os primeiros anos. O apoio emocional e um ambiente familiar favorável emergem como fatores críticos que estimulam a curiosidade, promovem habilidades sociais e emocionais e cultivam um ambiente propício para o aprendizado. Além disso, o artigo examina o impacto positivo do envolvimento dos pais no acompanhamento das atividades escolares. Esse envolvimento ativo está associado a melhorias no desempenho acadêmico, motivação intrínseca e desenvolvimento de autodisciplina. Os benefícios dessa colaboração não apenas beneficiam o sucesso acadêmico, mas também fortalecem a confiança e a resiliência da criança. No entanto, o estudo reconhece desafios como diferenças culturais e expectativas diversas. Estratégias para superar esses desafios, como comunicação eficaz e uso de tecnologia, são abordadas para fortalecer ainda mais a relação entre família e escola. Em suma, o artigo destaca que a colaboração entre família e escola não é apenas um complemento, mas uma base essencial para a aprendizagem da criança. A influência dos pais como primeiros educadores, o apoio emocional, o ambiente familiar favorável e o envolvimento no acompanhamento escolar formam uma interconexão vital que molda as experiências e conquistas educacionais da criança. A importância dessa parceria transcende o ambiente escolar, estabelecendo um alicerce sólido para o crescimento integral da criança ao longo de sua jornada educacional e vida futura. PALAVRAS-CHAVE: Família. Escola. Processo de Aprendizagem.



O DIAGNÓSTICO PRECOCE E A PSICOTERAPIA NO AUTISMO
Autor: BÁRBARA HORN LONGA
Orientador: PROF. ME. CRISTIANO FURTADO SCARPAZZA
RESUMO: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits persistentes na comunicação social e interação social, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos, ocasionando prejuízos para o neurodesenvolvimento. Buscou-se realizar uma análise acerca do diagnóstico precoce e a psicoterapia no autismo, através de pesquisas bibliográficas, exploratórias, tendo como objetivo buscar através de sínteses, as evidências e os instrumentos disponíveis acerca do diagnóstico precoce, através do diálogo com estudos realizados nas obras de diversos autores que tratam sobre o TEA e a Análise Aplicada do Comportamento (ABA), o referido estudo contribuiu para a ampliação da discussão sobre o potencial da ABA no tratamento do TEA, e destacando a significativa importância do diagnóstico precoce. PALAVRAS-CHAVE: Autismo; Análise do Comportamento (ABA); Diagnóstico Precoce.



A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO PÓS-PARTO EM ADOLESCENTES
Autor: CLEDIVÂNIA DE ALMEIDA SOUZA DE OLIVEIRA
Orientador: PROF. ME. CRISTIANO FURTADO SCARPAZZA
RESUMO: O presente estudo tem como objetivo avaliar a eficácia da Terapia Cognitivo Comportamental no tratamento da depressão pós-parto em adolescentes, cerca de 10 a 20% das mães adolescentes que têm depressão pós-parto, terão esse distúrbio em algum momento de suas vidas. A adolescência é considerada um período desafiador devido a muitas mudanças fisiológicas, cognitivas, emocionais e sociais e, quando associada à depressão, pode causar graves sintomas incapacitantes nos adolescentes e afetar significativamente sua qualidade de vida. Portanto, o objetivo deste artigo é listar os fatores que predispõem à depressão pós-parto na adolescência e destacar intervenções psicológicas eficazes para o tratamento. A pesquisa realizada baseia-se em um estudo integrado de recuperação de artigos científicos das bases de dados, sistemática da literatura com abordagem qualitativa, com dados coletados em cinco bases de dados (Science Direct, BVS, Scopus, PubMed e LILACS) utilizando os seguintes descritores (‘terapia cognitivo-comportamental’ AND depressão AND pós-parto AND adolescência). resultando num total de 12 publicações selecionadas em forma de livros, revistas e publicações avulsas na imprensa, com artigos de 2010 a 2023. Com isso, confirmou-se que a depressão pós-parto na adolescência pode ser fator de depressão familiar imediata, abuso sexual na infância, negligência e conflito familiar. Esta abordagem de tratamento deve ser incentivada para ajudar os profissionais a desenvolver estratégias de regulação emocional para os pacientes, proporcionar autoconsciência do risco de depressão e reduzir o sofrimento. Portanto, sugere-se a possibilidade de utilização da Terapia Cognitivo Comportamental para puérperas no início do pré-natal para evitar experiências estressantes e reduzir a dor. A Terapia cognitivo- comportamental é uma das abordagens que apresentam mais evidências empíricas de eficácia no tratamento da depressão, quer oferecida de forma isolada ou em combinação com a farmacoterapia. PALAVRAS-CHAVE: Adolescência; Depressão; Pós-Parto; Terapia cognitivo-comportamental (TCC)



A PERSPECTIVA DA TERAPIA DO ESQUEMA SOBRE O SOFRIMENTO DECORRENTE DO RELACIONAMENTO CONJUGAL
Autor: DAMIRES ARAÚJO DA SILVA AGUARIO
Orientador: PROF. ESP. EDER LEANDRO DE PAULA
RESUMO: O presente trabalho apresenta como o sofrimento na interação do casal pode ser influenciado pela associação esquemática que possuem, abordando o relacionamento amoroso sob a perspectiva da Terapia dos Esquemas de Young. Seguindo essa linha de pensamento, essa pesquisa propõe-se a desenvolver maior conhecimento acerca da influência esquemática na eleição do parceiro amoroso, na dinâmica de interação do casal e o sofrimento decorrente de algum desajuste nos arranjos esquemáticos dos mesmos. Sendo realizada por meio de revisão bibliográfica, com abordagem descritiva e qualitativa. Foram incluídos livros, artigos, teses e dissertações publicados entre 2007 e 2022, escritos em português ou traduções de trabalhos em inglês ou espanhol. O estudo possibilitou ampliar o entendimento quanto à relação entre a qualidade do vínculo com os cuidadores na infância e a formação dos esquemas iniciais desadaptativos, que decorrem da falta de suprimento de necessidades básicas universais. Sendo assim, quando o padrão esquemático é prioritariamente disfuncional e autoderrotista, a conjunção com os esquemas negativos equivalentes do parceiro pode desencadear desarranjos emocionais e perpetuação de padrões comportamentais problemáticos. Portanto, foi possível identificar que de forma automática e inconsciente essa estrutura cognitiva denominada como esquema, influencia os vieses interpretativos de cada parceiro, por isso a importância da realização de mais trabalhos voltados para este tema, visto que o conhecimento sobre esse funcionamento possibilita mudanças positivas quando necessárias e um relacionamento saudável pautado no apoio e suprimento mútuo de necessidades emocionais do casal. PALAVRAS-CHAVE: Terapia do Esquema; Relacionamento conjugal e Sofrimento.



A EFICÁCIA DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NO TRATAMENTO DA COMPULSÃO ALIMENTAR: revisão de literatura
Autor: DÉBORA SILVA ALMEIDA
Orientador: PROF. ESP. AMANDA PAULA TIGRE WEBER
RESUMO: Os Transtornos Alimentares (TAs), são distúrbios persistentes, caracterizados como síndromes psiquiátricas, associadas a alterações no comportamento alimentar, ocasionadas por atitudes alimentares, que trazem impactos para o bem-estar biopsicossocial e qualidade de vida dos indivíduos na contemporaneidade. Em relação ao tratamento deste transtorno, avaliações clínicas em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), apresentam contribuições significativas na remissão dos sintomas psicopatológicos interligados às práticas alimentares inadequadas. Com base nos estudos realizados pode-se concluir que o presente estudo tem como principal objetivo apoiar pessoas que possivelmente tenham o Transtorno de Compulsão Alimentar (TCA), no processo de identificação do transtorno, diferenciando ansiedade e compulsão alimentar, além de apresentar as principais estratégias utilizadas pela TCC no tratamento psicológico dessa patologia, trazendo em pauta a eficácia do olhar cognitivo-comportamental para a reestruturação cognitiva e regulação emocional. PALAVRAS-CHAVE: Compulsão Alimentar; Terapia Cognitivo-Comportamental; Ansiedade; Psicologia.



OS DESAFIOS DA RELAÇÃO CONJUGAL NA CONTEMPORANEIDADE
Autor: DEULANE DE SOUSA LIMA PEREIRA
Orientador: PROF. ME. GERSON SILVEIRA PEREIRA
RESUMO: Este artigo apresenta uma pesquisa sobre os desafios da relação conjugal na contemporaneidade. O objetivo geral deste estudo foi investigar quais são os principais problemas das relações conjugais na contemporaneidade e como a psicologia pode auxiliar na superação desses obstáculos, e para alcançar esse objetivo, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: investigar os dificuldades intrínsecos ao matrimônio atual, compreender os desafios específicos enfrentados durante a pandemia, buscar compreender como as mídias sociais e a tecnologia influencia na vivência conjugal, como a individualização influencia a forma de relacionar a dois, analisar a eficácia da intervenção psicológica na terapia de casal e avaliar padrões de comunicação. A metodologia utilizada para alcançar esses objetivos incluiu a revisão de literatura relevante e a análise de dados de fontes secundárias. A pesquisa revelou que a dinâmica das parcerias tem enfrentado problemas crescentes, intensificados pela pandemia e que o tratamento apresenta eficácia significativa na superação destes obstáculos. As considerações finais destacam a importância da continuidade da pesquisa no assunto para aprimorar o conhecimento atual e promover avanços futuros. PALAVRAS-CHAVE: Comunicação Assertiva; Contemporaneidade; Pandemia; Relações Conjugais; Terapia de Casal.



A PRÁTICA HUMANIZADA DO PSICÓLOGO HOSPITALAR NOS CUIDADOS PALIATIVOS
Autor: EMANUELE MEDINA BOTH
Orientador: PROF. ME. CRISTIANO FURTADO SCARPAZZA
RESUMO: Cuidados paliativos são uma abordagem de cuidado médico e de suporte que se concentra em melhorar a qualidade de vida de pacientes que enfrentam doenças graves, muitas vezes em fase terminal. Eles visam aliviar sintomas, oferecer suporte emocional, espiritual e social, e ajudar os pacientes e suas famílias a enfrentar essas situações desafiadoras. O papel do psicólogo hospitalar em cuidados paliativos é fundamental para proporcionar suporte emocional e psicológico tanto aos pacientes, aos familiares e à equipe de saúde em um momento de grande vulnerabilidade. Objetivou-se focalizar na atuação do psicólogo hospitalar frente a pacientes diagnosticados com doenças sem perspectivas curativas, descrevendo sua importância na equipe multiprofissional e compreendendo seu papel nas estratégias de enfrentamento, assim, buscou-se realizar uma análise acerca do tema através de pesquisas bibliográficas exploratórias. Ficou clara a importância da atuação do psicólogo hospitalar na equipe de cuidados paliativos, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes em fase terminal e também evidenciando que essa abordagem seja incorporada de forma sistemática nas políticas de saúde, garantindo que os pacientes e suas famílias recebam o suporte emocional e psicológico necessário durante esses momentos delicados. PALAVRAS-CHAVE: Cuidados Paliativos; Psicologia Hospitalar; Psicólogo.



DEPRESSÃO EM IDOSOS: SINTOMAS E TRATAMENTO À LUZ DA PSICOLOGIA
Autor: EVELINE ROLIN ROCHA CANTEIRO
Orientador: PROF. ME. CRISTIANO FURTADO SCARPAZZA
RESUMO: O processo de envelhecimento é inerente ao desenvolvimento humano e ocorre de forma natural ao longo da vida. No entanto, os idosos enfrentam uma maior vulnerabilidade no que diz respeito ao desenvolvimento de doenças físicas e mentais, incluindo a depressão, devido a fatores de risco. Este estudo de caráter exploratório se propôs a analisar os fatores de risco e de proteção associados a esse estágio da vida, que podem influenciar a ocorrência ou não da depressão em idosos. Os resultados da pesquisa destacaram a importância da preparação de familiares e profissionais de saúde para compreenderem e abordarem a depressão em idosos. Isso envolve a aquisição de habilidades e conhecimentos que lhes permitam identificar os sintomas, causas e tratamentos da doença em suas fases iniciais. Essa abordagem possibilita um diagnóstico precoce e eficaz, permitindo intervenções efetivas, além de prevenir fatores de risco e suas comorbidades. PALAVRAS-CHAVE: Depressão; Sintomas; Tratamento; Idosos.



A ANSIEDADE DESENVOLVIDA NO ÂMBITO ACADÊMICO
Autor: GABRIELA SERAFIM HERPICH
Orientador: PROF. ESP. AMANDA PAULA TIGRE WEBER
RESUMO: A cada ano, os índices de ansiedade entre os acadêmicos aumentam, diante disso, surge o seguinte questionamento: Qual o motivo que leva os estudantes universitários a desenvolverem ansiedade?, para responder essa pergunta, este estudo, teve como objetivo compreender o transtorno de ansiedade e analisar os fatores que têm desencadeado cada vez mais ansiedade entre os estudantes universitários no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura, realizada a partir de buscas nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico e Biblioteca Virtual em SAÚDE (BVS). A ansiedade é um sentimento que todos os indivíduos compartilham universalmente, mas pode se tornar um problema quando é constante e causa sofrimento. O efeito da ansiedade e do estresse na vida acadêmica dos estudantes é significativo, afetando negativamente a saúde mental, o desempenho acadêmico e a qualidade de vida. Este estudo conclui que a vida universitária pode ser um desafio estressante que pode levar à ansiedade e a outros problemas emocionais. Portanto mais pesquisas são necessárias para entender e abordar esse problema. PALAVRAS-CHAVE: Estudantes; Terapia Cognitivo-Comportamental; Transtorno de Ansiedade.



A NATUREZA COMPLEXA DAS RELAÇÕES HUMANAS COM A TECNOLOGIA (ANÁLISE BASEADA NO FILME HER)
Autor: HÉLJES MENDES DE MIRANDA
Orientador: PROF. ESP. DALILA MATEUS GONÇALVES
RESUMO: Este trabalho se trata de uma revisão de literatura narrativa, e busca apresentar a natureza da relação humano X tecnologia, tendo foco na conexão emocional e no apego, e apontando questões éticas, morais e evolucionistas. O filme Her (2013) é utilizado com o intuito de exemplificar tal discussão, onde ocorre uma análise psicológica sobre as duas figuras principais do filme, sendo elas um homem e uma inteligência artificial. Através de artigos científicos, trabalhos acadêmicos e citações de estudiosos, foi possível explorar esse tema tão recente e controverso, mas que possui sua devida importância, pois seus aspectos estão gradativamente se entrelaçando com nossas vidas. PALAVRAS-CHAVE: Relações Humanas, Tecnologia, Análise Psicológica.



COMPULSÃO ALIMENTAR SOB UM VIÉS PSICOLÓGICO: A BUSCA PELA SATISFAÇÃO EMOCIONAL POR MEIO DA ALIMENTAÇÃO
Autor: ISABELE NAYARA FIGUEIREDO MIETTO
Orientador: PROF. ME. LETÍCIA BRITO DA MOTA FERNANDES
RESUMO: O presente estudo propõe investigar o comportamento que envolve a compulsão alimentar, com especial enfoque na compreensão dos aspectos psicológicos e emocionais que impulsionam este comportamento disfuncional. Os objetivos específicos incluíram a análise dos sentimentos envolvidos no ato da compulsão alimentar, a apresentação dos critérios diagnósticos do Transtorno de Compulsão Alimentar (DSM-5: 307.51), a elucidação dos aspectos do tratamento, bem como oferecer uma análise da compulsão sob a perspectiva Psicanalítica. Durante a análise, ficou claro que comer é mais do que uma simples necessidade biológica, carregando uma dimensão emocional complexa, sendo o comportamento compulsivo muitas vezes motivado por sentimentos como ansiedade, estresse e nervosismo, como uma busca por satisfação emocional momentânea. Além disso, o estudo ressalta a importância de considerar a subjetividade de cada indivíduo afetado por este comportamento, destacando como a abordagem psicanalítica é crucial para esta compreensão individual. Desta forma, os resultados obtidos nesta pesquisa bibliográfica da literatura destacaram a necessidade de tratamento psicoterapêutico, sublinhando que o ato compulsivo alimentar vai além da dimensão física e envolve uma busca pela satisfação emocional. Este estudo enfatizou a importância de conscientizar e compreender essa condição. PALAVRAS-CHAVE: Compulsão Alimentar; Psicanálise; Satisfação Emocional.



RACISMO E INFÂNCIA: O QUE A PSICOLOGIA VEM PRODUZINDO SOBRE O TEMA?
Autor: ISABELLA SÂNGELA SILVA SOUZA
Orientador: PROF. ME. GERSON SILVEIRA PEREIRA
RESUMO: Levando em consideração que o racismo impacta negativamente a construção de um autoconceito positivo por parte da população negra, o presente artigo tem como objetivo investigar o que a psicologia brasileira está discutindo teoricamente a respeito dos efeitos psicológicos do racismo no processo de constituição da criança negra. Para isso, a metodologia utilizada foi do tipo revisão integrativa. A busca se deu em duas revistas da área, a saber: Psicologia: Ciência e Profissão, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), e Psicologia e Sociedade, da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), entre os anos 2013 e 2023, utilizando os seguintes termos e suas combinações: “preconceito racial”, “infância”, “racismo” e “negro”. Diante do baixo número de publicações, as Referências Técnicas de atuação voltadas às Relações Raciais também foram utilizadas como base de dados. A procura inicial resultou em 45 trabalhos, dos quais somente 3 abordavam as questões raciais na infância, voltando-se às atitudes raciais implícitas e explícitas deste público, bem como a influência das normas sociais na expressão do racismo em crianças, no entanto, as investigações não tiveram como foco as experiencias do público infantil negro. Conclui-se que, apesar de haver o reconhecimento da existência do racismo, assim como, das consequências psicológicas advindas dele e suas influências no processo de formação da identidade do sujeito negro, ainda observamos uma baixa problematização e sistematização do conhecimento a respeito das vivências da população negra, em especial sobre a relação entre o preconceito racial e o desenvolvimento das crianças negras. Além do mais, a considerável escassez de pesquisas na Psicologia, pelo menos presentes nos bancos de dados em questão, apontam o quanto ainda se faz necessário realizar tais discussões. PALAVRAS-CHAVE: Infância; Preconceito racial; Racismo.



O IMPACTO DO USO EXCESSIVO DE VIDEOGAMES NA SAÚDE MENTAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Autor: JOÃO RENATHO CARDOSO DA SILVA
Orientador: PROF. ESP. DALILA MATEUS GONÇALVES
RESUMO: O uso crescente da tecnologia nas famílias em todo o mundo está mudando as rotinas diárias. Os dispositivos eletrônicos, antes apenas para entretenimento, agora são ferramentas essenciais para trabalho, comunicação e organização. No entanto, o uso excessivo, especialmente para crianças, tem efeitos adversos, como sedentarismo, distúrbios do sono, exposição a conteúdo inadequado e vício psicológico. Este estudo explora os impactos negativos do uso excessivo de videogames na vida social e os efeitos positivos do uso moderado, analisando as razões pelas quais as crianças e adolescentes passam tanto tempo com os eletrônicos. A pesquisa incluiu levantamento de questões e revisão de artigos científicos publicados entre 2005 e 2023. Os resultados indicam que o uso excessivo de videogames pode levar a transtornos de vício em jogos, prejudicando responsabilidades e interações sociais, afetando o desenvolvimento emocional, social e acadêmico. A exposição de conteúdo violento também pode contribuir para comportamentos agressivos em jovens. Além disso, o tempo iminente diante das telas pode prejudicar o sono, afetando a saúde mental. Para enfrentar esses desafios, é crucial estabelecer limites no tempo de tela, escolher jogos adequados para a idade e promover atividades físicas, sociais e acadêmicas. Pais, educadores e profissionais de saúde devem exercer um papel ativo nesse equilíbrio. PALAVRAS-CHAVE: Adolescentes; Crianças; Videogames.



A AUTOLESÃO NÃO SUICIDA NA ADOLESCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE
Autor: LUCIARA LAURINI DA ROCHA
Orientador: PROF. ME. GERSON SILVEIRA PEREIRA
RESUMO: Levando em consideração que os comportamentos autolesivos, de caráter não suicida, compreende um ato definido e proposital de lesionar o seu próprio corpo, a fim de entendê-la como uma expressão de alívio ao corpo, pelo próprio corpo. Também pode ser entendida como uma atitude de ideação suicida, aumentando significativamente nos últimos anos. Anteriormente era conhecida como um comportamento de caráter psicopatológico, pertencente a transtornos e/ou comorbidades, porém, atualmente vem mostrando que não há ligação do ato com transtornos mentais. O presente artigo visa apresentar uma revisão bibliográfica buscando compreender quais os principais fatores que levam os adolescentes a se autolesionarem, bem como analisar as diferenças conceituais e variáveis apresentadas pela definição da autolesão não suicida. Para tanto foi realizada uma busca para a obtenção dos dados no Google Acadêmico, Scielo e Psico web, utilizando os termos: “adolescência”, “autolesão”, “automutilação”. A busca inicial resultou em 42 trabalhos, dos quais foram utilizados 22 para a obtenção de conteúdos, alguns abordavam a autolesão com automutilação, voltando-se às atitudes de agredir o próprio corpo na intenção de aliviar uma dor física e em alguns casos mais leves de simplesmente chamar a atenção para algo que o adoslescente deseja. Conclui-se que, apesar da utilização dos dois termos, há diferença significativa da autolesão, para a automutilação, contudo há consequências psicológicas advindas do processo de formação da identidade da fase da adolescência. Além do mais, mesmo com o expressivo número de pesquisas na área da Psicologia, apontam o quanto ainda se faz necessário realizar mais estudos e investigar o que de fato leva a essa ação. PALAVRAS-CHAVE: Adolescência; Autolesão; Automutilação.



A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DO ADOLESCENTE NEGRO EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE
Autor: LUIS OTAVIO MARQUES DE OLIVEIRA
Orientador: PROF. ME. LETÍCIA BRITO DA MOTA FERNANDES
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo investigar como ocorre e os fatores que envolve a construção da identidade do adolescente negro em situação em vulnerabilidade, com foco especial na compreensão dos aspectos psicológicos e emocionais. Os objetivos específicos consistiram em analisar os contextos de vulnerabilidade em que se encontram os adolescentes negros, identificar como ocorre o reconhecimento étnico-racial dessa população e compreender o processo de construção de identidade dos adolescentes. Ao longo desta pesquisa, ficou evidente a insuficiência de produções científicas suficientes para o diálogo deste tema e como ainda se enraíza um racismo, apesar disso, os estudos demonstraram os impactos na construção da identidade principalmente quando o grupo étnico racial é atingido na estrutura cultural. Além disso, o estudo ressalta a importância de mais discussões, diálogos nos espaços acadêmicos sobre a produção de trabalhos científicos em relação à subjetividade negra considerando a estrutura psicossocial do adolescente. Os resultados desta pesquisa bibliográfica destacaram uma grande escassez de material produzido pela psicologia e sobre a adolescência, e de uma ótica antirracista. PALAVRAS-CHAVE Adolescência; Identidade; Negritude.



IMPACTOS SOBRE A SAÚDE MENTAL DOS TRABALHADORES EM HOME OFFICE
Autor: MARCOS MURILO MEDEIROS TIAGO DE ASSIS
Orientador: PROF. ESP. EDER LEANDRO DE PAULA
RESUMO: Os avanços no ambiente de trabalho, advindas pelo “home office” geraram instabilidade nas relações de emprego, a flexibilidade nas condições laborais e o aumento da exploração laboral, geram temor ao emprego e sobrecarga psicológica para os trabalhadores. Essas políticas organizacionais prejudicaram a saúde mental e o equilíbrio psicológico dos trabalhadores. As mudanças abruptas devido à pandemia impactaram os trabalhadores, gerando dificuldades na esfera profissional, distanciamento social e mudanças na rotina. Isso afetou a saúde e a qualidade de vida, causando sintomas de ansiedade, esgotamento e alto estresse. Dessa forma, a pesquisa buscou compreender os impactos que o home office contribuem no adoecimento mental dos trabalhadores e como a psicologia organizacional pode auxiliar no desenvolvimento de trabalho em “home office”. A metodologia utilizada na pesquisa foi através de revisão de literatura de maneira qualitativa, pois, possui objetivos específicos de proporcionar um aprofundamento no conhecimento da área de estudo, buscando compreender os impactos na saúde mental dos trabalhadores em “home office”. Foi realizado um levantamento bibliográfico por meio de buscas em diversos bancos de dados e fontes, incluindo SciELO, Google Acadêmico, Psicologia.pt, PEPSIC e BRAPCI, com as palavras-chave "Home office", "Psicologia Organizacional", "Adaptação" e "Impactos”, “saúde mental." Os artigos selecionados abrangem o período de 2009 a 2023. Dessa maneira, foram encontrados 25 artigos relevantes e selecionados 16 deles para o estudo. A globalização e as mudanças constantes no mercado de trabalho impulsionaram a necessidade de adaptação das atividades profissionais, sendo o advento do home office um exemplo desse processo. As tecnologias, como a internet e dispositivos móveis, permitiram que as pessoas trabalhassem remotamente. No Brasil, o home office foi regulamentado em 2017 pela CLT. A pandemia de COVID-19 acelerou a adoção desse modelo, causando mudanças na rotina dos trabalhadores, levando a sintomas de ansiedade, estresse e esgotamento. A Síndrome de Burnout, em particular entre os mais jovens, tornou-se uma preocupação. Pesquisas revelam impactos na saúde mental, preocupações financeiras e isolamento social entre os trabalhadores em home office. Nesse contexto, empresas e trabalhadores precisam priorizar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, promover práticas de bem-estar, reforçar o isolamento social e oferecer apoio psicológico quando necessário. Os psicólogos organizacionais desempenham um papel fundamental na garantia de que os trabalhadores tenham as condições necessárias para preservar sua saúde mental no ambiente de trabalho remoto. Investir em estratégias de cuidado e apoio é essencial para o bem-estar dos indivíduos e o sucesso no longo prazo das organizações. PALAVRAS-CHAVE: Home Office; Psicologia Organizacional; Saúde Mental.



OS IMPACTOS DA GESTAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA E A CONTRIBUIÇÃO DO PRÉ-NATAL PSICOLÓGICO
Autor: MARIA EDUARDA CARVALHO VIEIRA
Orientador: PROF. ESP. DALILA MATEUS GONÇALVES
RESUMO: A gestação vivenciada de forma precoce durante a adolescência, pode ser considerada como um período conflituoso, por resultar em diversos prejuízos em seu desenvolvimento. Esses prejuízos também estão relacionados a boas condições de saúde, aspectos psicológicos e emocionais, evasão escolar, limitações voltadas a uma carreira profissional e inserção no mercado de trabalho, além da dificuldade do desenvolvimento da própria independência e autonomia. Considerando a gravidade desses prejuízos, faz-se imprescindível que essas adolescentes possuam rede de apoio e suporte econômico, no que diz respeito ao âmbito familiar, e também ao suporte psicológico. Nesse sentido, o pré-natal psicológico (PNP) pode ser considerado uma ferramenta de atuação e intervenção da psicologia muito eficaz no que se refere a prevenção de transtornos psíquicos e emocionais. O objetivo geral consiste em apresentar os impactos físicos, psicológicos e sociais que as adolescentes poderão enfrentar durante uma gestação não planejada, e os objetivos específicos estão voltados a descrever quais são os impactos sofridos por essas adolescentes, além de analisar qual é a contribuição do PNP na prevenção das variações emocionais e psicológicas. A metodologia utilizada nesse trabalho refere-se a uma revisão de literatura com caráter qualitativo, realizada através de levantamento bibliográfico em artigos científicos. Foi possível verificar que as adolescentes durante o período da gestação estão suscetíveis a enfrentar diversas dificuldades relacionadas a instabilidades emocionais voltadas a baixa maturidade para lidar com a maternidade. Dessa forma, compreende-se que o apoio da família e o acolhimento realizado por profissionais da psicologia, são de grande valia para o desenvolvimento saudável da saúde mental e da gestação da adolescente. PALAVRAS-CHAVE: Adolescência; Gestação Precoce; Pré-Natal Psicológico.



TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): COMPREENDENDO O IMPACTO NA DINÂMICA FAMILIAR
Autor: MELISSA AMARAL DE TOLEDO SCARANELO
Orientador: PROF. ME. CRISTIANO FURTADO SCARPAZZA
RESUMO: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) compreende como uma alteração de neurodesenvolvimento, cuja criança apresenta uma expressiva dificuldade em começar, manter e direcionar a atenção nas atividades que realiza. Visto que, o problema atua no lóbulo frontal do cérebro, apresentando alterações de atenção, como: capacidade e foco, regulação da emoção, memória de trabalho, atenção seletiva, seleção de resposta e controle executivo, planejamento, perseverança, atenção constante ou sustentada, noção de tempo e na fluência verbal e não-verbal. O objetivo geral do presente trabalho foi de ampliar o conhecimento sobre a dinâmica familiar de crianças com TDAH e as possibilidades de intervenções, entendendo-a através de análise e auxílio no meio familiar, e os objetivos específicos buscam compreender o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, entendendo o funcionamento familiar da criança com TDAH e suas alterações. A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica com delineamento exploratório. Um dos transtornos mais comuns em crianças, porém no processo diário, infelizmente, há um despreparo visível no empreendimento e na adequação da tríade: inclusão, aprendizagem e família. Diante disso, tem ocupado um lugar significativo, pois, através de artigos, teses, dissertações, entre outros, observa-se um grande número de pesquisas que afirmam o impacto na dinâmica familiar. As informações contidas no trabalho trazem um alerta para os pais, que, com o trabalho multiprofissional, em especial a psicoterapia e a medicalização, ajudará no comportamento da criança, melhorando o ambiente em que vive e a dinâmica familiar ficará mais fácil de ser conduzida por eles. Palavras-chaves: Dinâmica familiar; Psicoterapia; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.



ENTENDENDO O TRANSTORNO DE PERSONALIDADE ANTISSOCIAL: Contribuições Atuais dos Traços de Personalidade e Valores Humanos
Autor: SARA GABRIELE WANDSCHEER HERMES
Orientador: PROF. ESP. AMANDA PAULA TIGRE WEBER
RESUMO: Vários meios de comunicação como jornais, filmes, revistas, séries de televisão, programas, e histórias em quadrinhos são tão expandidos para serem utilizados pelas pessoas que são utilizados como forma de conhecimento e aprendizado. Assim, por meio de seu poderoso poder de persuasão, a mídia deu à sociedade uma imagem distorcida do verdadeiro significado do psicopata. Cumpre salientar, que este artigo é sustentado também por destacar casos clínicos, como, Elizabeth Báthory, Pedrinho Matador e Jeffrey Lionel Dahmer, pois se faz necessário a utilização de exemplos nos quais temos no dia a dia. As palavras-chave para a busca de artigos utilizados foram: comportamento antissocial, psicanálise, transtorno de personalidade antissocial, e formação da personalidade. O presente trabalho busca apontar alguns desses motivos à luz da psicanálise. O operador de pesquisa booleano escolhido foi AND, e o período escolhido foi entre 2013 e 2023. Com base nos resultados obtidos a partir das pesquisas, conclui-se que muito ainda deve ser feito para que, esse transtorno realmente seja estudado mais a fundo, pois vemos muitas pessoas que utilizam de más intenções esses transtornos para alegar insanidade, por conta disso, é onde a psicanálise mostra seus estudos que apontam que a perversão, como cita Freud, vem de um trauma recalcado, de um sintoma logo mais para frente virando um Transtorno de Personalidade. PALAVRAS-CHAVE: Psicanálise, Psicopatia e Transtorno de Personalidade Antissocial.



DIVÓRCIO DOS PAIS E SAÚDE MENTAL DA CRIANÇA: UMA PERSPECTIVA PSICANALÍTICA
Autor: YASMIN GABRIELA KRAMER
Orientador: PROF. ME. LETÍCIA BRITO DA MOTA FERNANDES
RESUMO: Atualmente sabe-se que os danos causados pelo divórcio parental causam grande impacto na saúde mental dos filhos, com considerável prevalência na sociedade. Esse fenômeno desencadeia alterações psicológicas e ambientais, manifestadas por meio de ansiedade, depressão, dificuldades de aprendizagem e sofrimento psíquico decorrentes da ausência de um dos pais. O estudo centra-se na necessidade de compreender como os efeitos afetam a saúde mental das crianças, explorando seus efeitos e prejuízos numa perspectiva psicanalítica. São considerados conceitos de família, destacando a importância da mãe como primeiro objeto de amor do filho e o papel do pai como representante da lei. A família é percebida como um ambiente acolhedor que influencia o desenvolvimento emocional e físico, transmitindo valores culturais. A partir disso como recurso terapêutico a ludoterapia, com ênfase no brincar, apresenta-se como uma ferramenta avançada de avaliação e intervenção no contexto do presente, permitindo uma compreensão mais profunda do mundo interno das crianças e ajudando a enfrentar os desafios emocionais relacionados com o processo de separação das crianças e seus pais. PALAVRAS-CHAVE: Divórcio; Saúde mental da criança; Ludoterapia.